Barragem sangra e Compesa anuncia redução do rodízio de abastecimento em Panelas, Cupira e Caruaru

As chuvas recuperaram o nível de mais um manancial no Agreste de Pernambuco. Desta vez, a barragem São Sebastião, no município de Panelas, atingiu 100% da sua capacidade. Isso permitirá a Compesa reduzir o rodízio dos municípios de Panelas e Cupira, a partir desta semana.

Panelas, que estava sendo abastecida 5 dias sim e 15 não, passará para 3 dias com abastecimento e 7 sem. Já Cupira, que recebia água três dias na semana e passava seis sem abastecimento, passará para um regime de três dias com água e quatro sem.

A partir desta quarta (01/04), os moradores de Caruaru, no Agreste do Estado, terão mais água nas torneiras, quando entra em vigor a diminuição do rodízio na cidade. Agora, o ciclo de abastecimento será de cinco dias com água e dez dias sem. Desde agosto do ano passado, a distribuição seguia o cronograma de cinco dias com água e 15 sem. Na zona rural, o regime de fornecimento seguirá o calendário de dois dias com e 30 sem. Anteriormente, o abastecimento ocorria uma vez por mês.

A redução foi possível graças ao aumento do volume acumulado na barragem de Tabocas, responsável pelo abastecimento de Santa Cruz do Capibaribe, que conseguiu acumular água nas últimas chuvas e está com 45% de sua capacidade total que é de 13 milhões de metros cúbicos. Com Isso, o Sistema Prata-Pirangi não está mais enviando água para reforçar o abastecimento do município vizinho, sendo possível ampliar a oferta para a Capital do Forró.

Diante dessa boa notícia, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, solicitou à equipe técnica os ajustes necessários para diminuir o rodízio em Caruaru, maior cidade do interior do Estado. “Desde a semana passada já estávamos melhorando, gradativamente, a oferta de água para localidades como Luís Bezerra Torres, Rendeiras, Residencial Alto do Moura e José Carlos Oliveira. Finalizamos os ajustes necessários e, a partir de hoje, o novo rodízio está implantado”, afirma a presidente.

Comentários do Facebook