Mais de 4 mil profissionais de saúde de Pernambuco estão infectados

Até esta quarta-feira (20), Pernambuco havia registrado um total de 4.371 infecções pelo novo coronavírus em profissionais que atuam nos serviços relacionados à Saúde, seja nos setores público estadual e municipais ou no setor privado. Outros 3.162 exames tiveram resultado negativo e 163 foram inconclusivos, devendo essas pessoas passarem por novas coletas. Há ainda 287 amostras biológicas de profissionais da Saúde aguardando processamento laboratorial.  No total, 7.983 já foram notificados e passaram por exames após apresentarem sintomas de síndromes gripais.  

Desde o dia 18 de abril, quando foram iniciados os trabalhos nos centros de testagens para profissionais da Saúde, até esta quarta-feira (20), foram coletados 3.804 exames. Desses, 1.440 foram do tipo RT-PCR, com coleta de material via swab nasal e orofaríngeo, que identifica a presença do vírus nos primeiros dias de sintomas da Covid-19, e outros 2.364 do tipo rápido, que investiga a presença de anticorpos após o desaparecimento dos sintomas.

Os centros de testagem atendem não só os profissionais de Saúde como também os familiares que convivem com eles. Há três unidades: no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista; na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi, e no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Fonte: Da Folha PE

Comentários do Facebook