Apac divulga balanço das ocorrências das chuvas no estado

O Governo do Estado está monitorando as cidades atingidas pelas chuvas, além do volume dos rios na Zona da Mata Sul e já deslocou equipes técnicas, de apoio e especialistas da Agência Pernambucana de águas e Clima – APAC, Codecipe e DER. Nas últimas 24h foram registradas os maiores volumes de acumulação em Barreiros (213mm), Rio Formoso (124mm) e Tamandaré (102mm). O objetivo das equipes é apoiar as Prefeituras e dar suporte a população, em caso de necessidade.
O volume de chuvas que caiu em Barreiros foi equivalente ao esperado para 22 do mês. Segundo a APAC, em Rio Formoso choveu 37% do previsto, enquanto que Tamandaré recebeu 45% do volume esperado para o mês de maio.


A previsão é de continuidade das chuvas para a região da Mata Sul com intensidade moderada a forte, conforme aviso emitido. Para as outras regiões, a previsão é de chuvas fracas a moderadas na RMR, chuva fraca no Agreste e sem chuvas no Sertão. As informações da previsão do tempo podem ser acompanhadas diariamente no site da Apac www.apac.pe.gov.br.
A Defesa Civil do Estado enviou uma equipe para a região, com o objetivo de realizar um levantamento dos danos e das áreas que continuam em risco, bem como apoiar e orientar as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil nas ações necessárias de prevenção e suporte. Até o momento, em Barreiros há o registro de 100 famílias desalojadas, cinco bairros atingidos por deslizamentos e ou alagamentos. Na há o registro de vítimas.


A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está enviando uma equipe técnica ao trecho da PE-60, nas proximidades da reserva ecológica de Saltinho, município de Tamandaré, onde houve a queda de uma árvore, para realizar a desobstrução da via. A rodovia está com fluxo de veículos bloqueado nos dois sentidos. O órgão orienta, ainda, que os motoristas devem escolher uma rota alternativa para evitar o ponto bloqueado. No caso, quem estiver seguindo do Cabo de Santo Agostinho no sentido de Barreiros, São José da Coroa Grande e região, deve entrar na PE-072, para, depois, seguir pela PE-009 e continuar até a PE-076, onde deve pegar à direita até retornar à PE-060.


Com relação, à PE-96, que vai de Barreiras a Palmares, o DER informa que está encaminhando uma equipe para verificar a queda de barreira nas imediações do Engenho Piaba e realizar a remoção do material que deslizou para a pista. Os técnicos farão, ainda, uma inspeção em toda a extensão da rodovia, a fim de identificar se houve ocorrências semelhantes em outros pontos.

Comentários do Facebook