FIG terá oficinas de circo e dança de rua para jovens da Funase

Adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) vão participar da programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que começa nesta quinta-feira (18). Os socioeducandos serão inseridos em três oficinas de arte e cultura realizadas dentro das unidades socioeducativas sediadas no município. As ações voltadas a jovens em cumprimento de medida socioeducativa durante o FIG ocorrem por meio de uma parceria entre a Funase, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A articulação já acontece pelo oitavo ano seguido.

Uma das oficinas ofertadas será a de Circo, que terá como participantes adolescentes que estiverem em internação provisória no Case/Cenip Garanhuns entre os dias 22 e 26 de julho. A atividade será ministrada por integrantes da Escola Pernambucana de Circo. Outras duas oficinas serão voltadas a socioeducandos em internação na mesma unidade. A de Danças de Rua, a cargo de Luziel Silva e Lucas Silva, atenderá 24 adolescentes. Já a de Rimas e Métricas, com o MC Maggo, terá 26 alunos. Essas duas oficinas também serão levadas a adolescentes e jovens atendidos na Casa de Semiliberdade (Casem) Garanhuns.

“A intenção é que, após os cinco dias de oficinas, alguns socioeducandos participem de apresentações de hip hop em ambientes externos, para o público que estiver no festival. É uma ação que tem sido muito bem-sucedida em todos esses anos de parceria com a Secretaria de Cultura e com a Fundarpe, tanto por levar o FIG até os socioeducandos, como por mostrar à sociedade o trabalho desenvolvido”, avalia o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, que participou das articulações sobre o assunto juntamente com coordenadores das duas unidades da Funase em Garanhuns.

Comentários do Facebook