Sesc Caruaru promove ações no Setembro Amarelo

Nove em cada dez mortes que têm como causa o suicídio poderiam ser evitadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMG). Com o intuito de dar visibilidade à temática, em todo mundo está sendo vivenciado o “Setembro Amarelo”. No Sesc Caruaru, o assunto também será tratado em suas atividades nesta quarta (11) e no próximo dia 26. Haverá rodas de conversa e atendimento de auricoloterapia. É gratuito e voltado para idosos e demais interessados no assunto

Sempre às 14h, a programação de hoje e do próximo dia 26, terá roda de conversa, que será conduzida pela Instrutora de Enfermagem do Senac e especialista em saúde mental, Hyla Daniela. Serão abordados a prevenção ao suicídio, a depressão e a ansiedade. Nesta quarta, 11, será oferecida a auricoterapia, tratamento cujo objetivo é aliviar as dores e tratar problemas físicos e psíquicos.

“Sabemos que muitos casos do problema estão associados a transtornos mentais, como depressão, bipolaridade e abuso de substância. E este cenário tem sido cada vez mais comum em nosso meio. Daí a importância de falar e dar visibilidade à temática”, reforça a assistente social do Sesc Caruaru, Conceição de Paulo.

O suicídio no Brasil – A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase um milhão de casos de óbito por suicídio são registrados no mundo por ano. No Brasil, os números chegam a 12 mil no mesmo perídio. É importante destacar que o número tende a ser ainda maior, haja vista a evidente subnotificação. Outro dado que impressiona é que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Outro dado importante é que uma pessoa tenta contra a própria vida a cada três segundos. Em quase sua totalidade os casos de óbito estão relacionados a transtornos mentais (depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias), muitas vezes não diagnosticados, tratados de maneira inadequada ou não tratados de forma alguma.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.

Comentários do Facebook